O Instituto Victor Nunes Leal – IVNL foi criado para promover o conhecimento jurídico no Brasil, inspirado na valiosa contribuição legada pelo jurista Victor Nunes Leal, cuja produção intelectual é constituída especialmente pela obra pioneira Coronelismo, Enxada e Voto – retrato fidedigno de uma realidade que não se reproduz, mas que continua tendo uma influencia marcante na conjuntura nacional –, por estudos, pareceres, artigos, acórdãos e votos.

Fundado sem motivação político-partidária, o Instituto Victor Nunes Leal é uma entidade civil de direito privado, com caráter técnico-científico e cultural, sem fins lucrativos, tendo atuação em todo o território nacional. Sua atividade científica e de pesquisa abrange as áreas do Direito, Filosofia, Sociologia e Política, destinando-se ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das instituições jurídicas, políticas, sociais e culturais brasileiras.

Os programas desenvolvidos pelo IVNL compreendem a concepção, planejamento, realização, incentivo, patrocínio, mobilização, apoio e difusão de ações, projetos, publicações, bolsas de estudo, intercâmbios, prêmios, monografias, cursos e seminários presenciais e à distancia, e demais atividades educacionais, culturais e cientificas no âmbito de sua atuação. Para alcançar seus objetivos, o IVNL poderá firmar parcerias com pesquisadores e instituições públicas ou privadas, além de organismos multilaterais, no Brasil e no exterior.